onselectstart='return false'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA!

CONFIRA!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

As mais poderosas combinações de alimentos

Olá,
Quem teve a ideia que devemos tomar suco de laranja e mingau de aveia no café da manhã? Os nutricionistas estão começando a perceber que nós gostamos desta combinação porque nosso gosto evoluiu desta maneira, uma vez que ingerir os dois alimentos juntos é mais saudável que comer cada um deles sozinho.

Epidemiologistas da Universidade de Minnesota batizou o fenômeno de sinergia alimentar, e juntamente com outros nutricionistas, acredita que isto pode explicar a deliciosa combinação de azeite de oliva extra virgem e tomates na dieta mediterrânea, e porque o salmão com molho de soja funcionam tão bem. "A complexidade de combinações de alimentos é fascinante porque é testada em uma maneira que não podemos testar medicamentos: pela evolução, ele é testado no mais complexo dos sistemas: a vida.
O que há de mais fascinante no entanto, é que a evolução da combinação de alimentos pode responder a pergunta de porque os humanos tem vidas mais longas e saudáveis ​​quando submetidos a determinadas dietas. 

Veja algumas combinações das sinergias dos alimentos mais poderosas atualmente conhecidas pela ciência:

Tomates e Abacates:
Tomates são ricos em licopeno, um carotenoide com efeito antioxidante que reduz o risco de cânceres e doenças cardiovasculares. Gorduras presentes no abacate tornam os carotenoides mais bio-disponíveis, fato que constitui um forte argumento para adicionar tomates a sua guacamole. Além disso, o abacate também é rico em vitamina E, outro grande antioxidante.

Suco de Laranja e Aveia:
Um estudo do Laboratório de Pesquisa de Antioxidantes no Departamento de Agricultura dos EUA mostra que beber suco laranja – fonte de vitamina C - enquanto come uma tigela de mingau de aveia integral limpa as artérias e previne ataques cardíacos com o dobro eficácia que ingerir estes alimentos isolados. O motivo? Os compostos orgânicos em ambos os alimentos, chamado fenóis, estabilizam o colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade, ou o chamado "colesterol ruim"), quando consumidos juntos.

Brócolis e Tomates:
Nova pesquisa mostra que essa combinação evita câncer de próstata, mas ninguém sabe o porquê. Em um estudo recente da Universidade de Illinois, provou que a combinação diminuiu o tamanho de tumores de próstata em ratos. Sabemos que o pó do tomate reduz o crescimento dos tumores e Sabemos que o brócolis faz também. E que eles são melhores juntos. Mas vai levar anos para descobrir o porquê.

Salada de frutas:
Comer uma variedade de frutas em conjunto proporciona mais benefícios de saúde do que comer um tipo de fruta só, segundo pesquisadores da Universidade Politécnica do Estado da Califórnia. Estudos têm demonstrado que os efeitos antioxidantes do consumo de uma combinação de frutos são mais do que aditivos, mas sinérgica, pois quando juntamos a capacidade antioxidante de frutas diversas individualmente (maçãs, laranjas, uvas, amoras) vemos que a mistura tem uma maior resposta de antioxidantes.
Por isso é recomendável comer de 5 a 10 porções de uma variedade de frutas e verduras diariamente para reduzir os riscos de doenças, em vez de confiar em caros suplementos dietéticos para estes compostos.

Maçãs e Chocolates:
Maçãs são conhecidas por terem elevadas concentrações de um flavonoide anti-inflamatório chamado quercetina, especialmente na casca. Por si só, a quercetina tem demonstrado reduzir o risco de alergias, ataques cardíacos, Alzheimer, Parkinson e câncer de próstata e pulmão.
O chocolate (acima de 70% de cacau) contem a catequina flavonoide, um antioxidante que também reduz os riscos para a aterosclerose e câncer. Juntos, de acordo com um estudo feito um professor da Universidade Nacional de Singapura, catequinas e quercetina melhoram a saúde cardiovascular e possuem atividade anticoagulante.

Soja e Salmão:
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, uma isoflavona da soja chamado genisteína inibe enzimas no cólon e da próstata, aumentando a quantidade de vitamina D bio-disponível nesses tecidos. Os mais altos níveis de vitamina D podem oferecer proteção contra o câncer. Há pesquisas emergentes que sugerem que a vitamina D reduz risco de câncer, e muitas pessoas não recebem o suficiente da vitamina.
Peixes como o salmão e o atum são ricos em vitamina D, além de ácidos graxos essenciais como o ômega 3, poderoso antioxidante e anti-inflamatório.

Carne vermelha e alecrim:
Nosso famoso churrasco pode produzir alguns agentes cancerígenos pela liberação de aminas heterocíclicas que aparecem na carnes grelhadas em temperaturas acima de 200 graus centígrados., mas com algumas especiarias, você pode amenizar estes efeitos da carne carbonizada.
O alecrim contém o ácido rosmarinico, antioxidantes e ácido carnósico, que foi recentemente mostrado em um estudo da Universidade de Kansas por diminuir a quantidade dos agentes carcinogênicos da carne por absorverem os radicais livres.

Alho e Peixe:
A maioria dos amantes de frutos do mar não percebem que há uma sinergia de nutrientes dentro de um pedaço de peixe: Minerais como o zinco, ferro, cobre, iodo, selênio atuam como cofatores para fazer o melhor uso dos ácidos graxos EPA e DHA, anti-inflamatórios e redutores do colesterol
Além disso, cozinhar o peixe com o alho reduz o colesterol total mais eficientemente. Um estudo da Universidade de Guelph, em Ontário, descobriu que o alho controla o pequeno aumento nos níveis de colesterol LDL que pode resultar do consumo de suplementos de óleo de peixe.

B e i j i n h o s
e até mais. . .

3 comentários:

Não saia sem comentar. Gostaria de saber sua opnião para que eu possa melhorar as postagens e fazer um trabalho cada vez mais eficiente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...