Olá,
A dica do Beleza em Ação de hoje é para você evitar a retenção de líquidos, pois ninguém está livre, principalmente agora no verão, mas com algumas dicas é possível evitá-la.
A retenção de líquidos pode causar inchaços, desconforto e fazer uma pessoa ganhar até dois quilos num só dia.
O que é Retenção de Líquidos?
É um acúmulo de líquido nos tecidos periféricos e que pode ser facilmente percebido comprimindo regiões como as que ficam nos tornozelos. Se ficarem marcados pela compressão é porque você está retendo líquido. A retenção está relacionada aos eletrólitos [sódio, potássio, cloro] e aos hormônios. Eles ficam acumulados no subcutâneo e aumento de peso, gerando dor local pela compressão.
Como surge a Retenção de Líquidos?
Ela pode ocorrer em períodos de alterações hormonais, como TPM, menstruação e gravidez. A falta de exercícios e uso de medicamentos como corticóides, por exemplo, podem piorar esta retenção.
A alimentação rica em sal e pobre em proteínas também propicia a retenção. Pílulas anticoncepcionais de alta dosagem, falta de exercícios, roupas apertadas que dificultam a circulação e estresse, que altera os hormônios, também podem provocar o problema. E há outro vilão: o fator genético. Algumas mulheres tendem a reter mais líquidos do que outras, por características não somente genéticas, mas comportamentais.
Então, se a genética não ajuda, é preciso ter cuidado com a alimentação: o sal deve ser reduzido da dieta. Quando a quantidade de sódio na alimentação está elevada, o excesso persistente pode acarretar não só hipertensão arterial, mas também retenção de líquidos.
Como evitar a Retenção de Líquidos?
- Ingerir frutas diuréticas como abacaxi, melão, limão, maracujá e morango;
- Consumir fontes de magnésio: folhas verdes escuras, cereais integrais,
- Consumir fontes de potássio: banana, laranja, ameixa, tomate, semente de girassol;
- Consumir fontes de vitamina B6: cereais integrais, castanhas,;
- Consumir fontes de cálcio: gergelim, vegetais verdes escuros, tofu, feijões;
- Beber no mínimo 2 litros de água por dia: O objetivo é estimular a função renal e a eliminação de toxinas. A drenagem linfática e o consumo de chás diuréticos também podem ser úteis;
- Drenagem linfática manual potencializa: Aumenta o fluxo de eliminação das toxinas. A massagem é feita estimulando os principais gânglios, como na região das axilas, do pescoço e virilhas. A pressão deve seguir o sentido fisiológico da drenagem, ou seja, dos membros em direção ao tronco, seguindo o trajeto do sistema linfático, por onde os líquidos em excesso do organismo são conduzidos para serem eliminados.
Curtam Beleza em Ação aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não saia sem comentar. Gostaria de saber sua opnião para que eu possa melhorar as postagens e fazer um trabalho cada vez mais eficiente...