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segunda-feira, 1 de outubro de 2012

As vitaminas do Brócolis

Olá,
Hoje eu comprei um brócolis no Hortifruti, fiquei admirando ele antes de consumi-lo e fiz uma pesquisa para saber quais os benefícios desse poderoso alimento. Confira aí:

Há dois tipos de brócolis no mercado:
* O ramoso mais tradicional = Este tipo é comercializado em maços, que incluem os talos e as folhas, além dos botões florais, ou semi preparado. As inflorescências deste  tipo devem ter coloração verde-escura, com os botões totalmente fechados, talos firmes e folhas com aspecto de produto fresco.
Botões já abertos em flor com coloração amarela ou branca indicam que o produto está passado e portanto terá durabilidade muito curta.
* Formador de cabeça única = O de cabeça única pode apresentar botões com coloração superior arroxeada, e é comercializado em unidades, como a couve-flor, semi-preparado ( limpo e picado sem folhas e talos) ou congelado. Ele deve apresentar cabeças de cor verde escura, firmes, compactas, com granulação fina e sem sinais de murcha.

As vitaminas:
Ele é rico em minerais, como o cálcio, potássio, fósforo, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, como A, considerável teor de vitamina C, B1, B2, B6, K, e fibra alimentar. Os teores de cálcio são próximos ao do espinafre, com a vantagem de serem mais digestíveis no caso do brócolis e ainda é considerado um super alimento e de pouquíssimas calorias (100 gramas possuem aproximadamente 36 kcal). Além de tudo isto em sua composição, o brócolis também é conhecido por possuir propriedades anticancerígenas, por conter fitoquímicos como os compostos isotiocianatos. Pesquisas relatam que o consumo diário de brócolis evita doenças do coração, evita úlceras e gastrites.

Como consumi-lo e conservá-lo:
Os brócolis são consumidos de variadas maneiras. É muito apreciado cru em saladas, como também cozidos, grelhados e como um ingrediente de várias receitas, tais como suflês, sopas, tortas, bolos e refogados. Quando cozidos em excesso os brócolis perdem grande parte de seus nutrientes e sua textura também é alterada. O ideal é cozinhá-los em vapor ou em panela tampada contendo pouca água, por pouco tempo. Assim manterá todas as suas propriedades benéficas a saúde. Os brócolis são alimentos muito perecíveis e, portanto devem ser guardados em sacos plásticos e mantidos sob refrigeração (geladeira) por no máximo uma semana.
Suas folhas são calmantes, purificadoras do sangue e ricas em minerais. O caldo das flores é calmante, diurético, além de combater as inflamações do tubo digestivo. Tanto as flores como as folhas tem efeito laxativo.
Para uma boa compra é só verificar seus talos e flores, que devem ser verdes e sem marcas de picadas de insetos. Folhas amareladas indicam que o brócolis está velho.
O brócolis pode ser consumido cru em salada quando muito tenro, ou cozido em salada, sopa, suflês, bolos e refogados. O cozimento deve ser feito em vapor ou em panela tampada com pouca água, pelo menor tempo possível. O cozimento em excesso leva à perda de nutrientes e prejudica a textura.

B e i j i n h o s 
e até mais. . .

6 comentários:

  1. Adorei sua visita e vim retribuir :)
    Já tô seguindo e estarei sempre por aqui
    Sei de todas as vitaminas do brócolis mas não consigo comer :(
    besitos

    iaranettomeamarro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Iara, seja bem vinda, bjinhos...

    ResponderExcluir
  3. Odeio isso " eca
    hehehe
    Eu também tenho um Post Novo, Bora Conferir ?
    Um super beijo e sucesso.!
    http://arrumandoamenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro como com gosto mas não fazia ideia de todos os beneficios bjos mulhervaidosacom.blogspot.com.br/

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  5. Pois é Dani, são muitos benefícios à saúde. Bjinhos.

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Não saia sem comentar. Gostaria de saber sua opnião para que eu possa melhorar as postagens e fazer um trabalho cada vez mais eficiente...

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