onselectstart='return false'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA!

CONFIRA!

domingo, 28 de janeiro de 2024

Queda capilar é preocupante? Veja 11 dicas para controlála

Olá Meninos e Meninas!

Ao identificar o cabelo caindo, o que fazer torna-se uma preocupação tanto para homens como para mulheres. Os cabelos influenciam muito na aparência e na autoestima.

Na mulher então, nem fale! Se você estiver passando por isso, aqui estão algumas soluções eficazes do que você pode fazer para controlar a queda dos fios.
Quando se preocupar com a queda do cabelo?



Cabelos caem sempre, isso é normal. Quando a queda é excessiva temos um problema.

Dessa forma, se o número de fios caindo limitar-se a 50 até 100 fios por dia, não é preciso se preocupar. Mas, se a queda for superior a esse número, é preciso tomar providências.

Outra observação a ser feita é saber se o cabelo está caindo inteiro ou se está quebrando.

No primeiro caso a queda inclui a raiz, enquanto o fio quebradiço afeta só uma parte da haste e pode ser provocado por enfraquecimento ou ressecamento dos fios.

Cabelo caindo: o que fazer em 11 dicas

Se seu cabelo estiver caindo, você pode tomar algumas medidas para controlar a situação. Veja a seguir!

1. Cuide da alimentação

Um importante causador da queda de cabelo é a má alimentação. Dietas prolongadas ou erros alimentares são as principais causas de ingestão insuficiente de vitaminas, minerais e proteínas.

Quando o organismo não tem nutrientes suficientes, ele usa o que tem disponível nos processos considerados mais importantes ou vitais, o que não inclui os cabelos.

Dessa forma, uma das recomendações para quem está com o cabelo caindo, é cuidar da alimentação, incluindo mais opções naturais, como proteínas, legumes, verduras e frutas na dieta.

E sim, tem que ser tudo isso! Não somente proteína e frutas, por exemplo.

Uma opção é a suplementação com medicação oral, que normalmente contém as vitaminas e os minerais necessários para a saúde dos cabelos.

Mas esse tipo de tratamento precisa ser recomendado por um profissional para que as doses sejam adequadas.

O excesso de vitaminas A e B ou de ferro, por exemplo, podem ser tão prejudiciais à saúde capilar quanto o déficit desses nutrientes. Não se esqueça que os suplementos de vitaminas não contêm proteínas!

2. Hidrate-se

Um quarto da haste capilar contém água, e por isso é essencial beber muita água para evitar a queda de cabelo. Beba pelo menos 2 litros de água por dia para manter-se hidratado e ter o cabelo mais saudável.

3. Reduza o estresse

Entre as principais causas da queda de cabelo está o estresse.

Quando estamos estressados, produzimos mais cortisol, hormônio que, quando em excesso, reduz a atividade das células, altera o metabolismo dos nutrientes, prejudica a absorção de vitaminas, proteínas e minerais.

Nesses casos, a redução do trabalho dos folículos pilosos afetam a saúde capilar. Não é fácil, mas é preciso combater as causas do estresse para que os tratamentos tenham resultados satisfatórios.

O estresse chega por todas as portas e janelas na vida moderna. Pode ser causado por uma rotina exaustiva de trabalho, angústia, depressão dentre inúmeras causas. Pode ser crônico ou agudo dependendo do tempo de duração.

A queda de cabelos aparece depois de algum tempo de estresse (cerca de 3 meses). A recuperação também demora alguns meses após o final do período.

4. Evite fumar

Fumar afeta não só a sua saúde, mas também leva a perda de cabelo. Os cigarros reduzem a quantidade de sangue que flui para o couro cabeludo, afetando o crescimento dos fios.

5. Suspenda as químicas

Em alguns casos, a perda de cabelo pode ter relação com a realização frequente de procedimentos químicos nos cabelos, como progressivas, tinturas e cauterização.

A recomendação é que os intervalos entre procedimentos sejam de, pelo menos, um ou dois meses, para que haja uma restauração do fio antes que ele seja submetido a um novo agente químico.

O Brasil é campeão de problemas com químicas de cabelo que causam danos aos fios (a haste). No caso, queda de cabelo sem a raiz.

Quando esses prazos não são respeitados ou se o cabelo é submetido a essas mudanças quando já está fragilizado, pode haver uma intensificação da queda somada a enfraquecimento e ressecamento dos fios.

6. Tenha uma rotina de limpeza capilar

Outro importante causador da queda de cabelo é a oleosidade capilar, que pode piorar com a rotina de limpeza. Um agravante da oleosidade excessiva é de desenvolver caspa ou dermatite seborreica.

Dessa forma, é fundamental lavar o cabelo, realizando uma higienização compatível com as características do seu fio.

Por exemplo, cabelos oleosos devem ser lavados com maior frequência do que os secos e usando shampoo específico para remover mais a gordura produzida pelo couro cabeludo.

7. Use shampoo antiqueda

Quando cabelo cai, o que fazer para reverter a situação inclui, na maior parte das vezes, o uso de um shampoo antiqueda ou tônico antiqueda.

Esses produtos têm formulações com substâncias antioxidantes, como a cafeína, que ajuda a reduzir o envelhecimento celular. Além disso, contém substâncias que aumentam o metabolismo do couro cabeludo, acelerando o crescimento dos cabelos.

Existe uma grande variedade de produtos no mercado, nacionais e importados, que com certeza vão te ajudar a ter um cabelo mais bonito, sedoso e saudável.

8. Evite banho com água muito quente

O cabelo é muito delicado, por isso é importante evitar água excessivamente quente para lavá-lo. O fato é que a água quente rouba a cor e ativa as glândulas produtoras de óleo do couro cabeludo, o que danifica as raízes e leva à queda dos fios.

Use água morna para diluir a secreção de glândulas sebáceas e melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo.

9. Invista em tratamento com LED

Atualmente, uma moderna ferramenta para quem está com o cabelo caindo é fazer um tratamento com luz de LED, chamado LEDterapia. É uma tendência mundial no tratamento de cabelos. Essa abordagem pode ser realizada em casa de forma segura e eficiente com equipamentos unissex como Boné Capellux ou o Capacete de LED, além da opção de tratamento em clínicas especializadas

Na LEDterapia, ocorre uma distribuição equilibrada da luz vermelha no couro cabeludo, resultando na melhor nutrição e saúde dos folículos, o que prolonga o ciclo de vida dos fios.

Além disso, o tratamento melhora a absorção de nutrientes no couro cabeludo, tornando os fios mais fortalecidos e grossos, prevenindo não apenas a queda de cabelo como também a quebra.

10. Tome cuidado com as medicações ingeridas

Alguns medicamentos podem causar queda capilar e, assim como o estresse, costuma se manifestar após três meses do uso. Essa demora pode dificultar a identificação.

Medicações como antibióticos, anti-inflamatórios, remédios para controle do apetite, ansiolíticos, antidepressivos podem ter como efeito colateral a queda de cabelo. Essa informação você encontra na bula do medicamento.

A recomendação é conversar com seu médico sobre a possibilidade de substituição.

11. Durma o suficiente

A falta de sono afeta seus cabelos e sua pele. Certifique-se de ter pelo menos 7-8 horas de sono diariamente. Isso resolverá muitos dos seus problemas capilares!

Assista:
3 Cuidados para seu cabelo crescer forte




Se Inscreva no novo canal aqui

 Sigam meu Instagram aqui


E também nas Redes sociais abaixo:

Instagram de dicas caseiras aqui.

Se inscrevam no canal do Youtube aqui.

Curtam Cacheadas & Charmosas aqui.
Curtam Beleza em Ação aqui.
Curtam Cachos Kids aqui.

B e i j i n h o s 
e até mais. . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia sem comentar. Gostaria de saber sua opnião para que eu possa melhorar as postagens e fazer um trabalho cada vez mais eficiente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...