onselectstart='return false'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA!

CONFIRA!

terça-feira, 3 de julho de 2012

As características do cabelo

Olá, 
Neste Post quero mostrar pra vocês as características dos cabelos, já que sempre posto receitas de hidratações, produtos para cabelos, etc..
Os humanos apresentam entre 90 e 150 mil fios de cabelos no couro cabeludo. As pessoas loiras possuem 10% a mais de fios e as ruivas possuem 10% a menos de fios. Em média esses fios crescem 1 cm por mês (0,37 mm/dia) e a perda normal está entre 50 e 100 fios diários.
O cabelo é uma haste fibrosa, formada por células mortas composta por uma queratina,produzida por células chamadas queratinócitos (a única parte viva do fio) que se encontram no bulbo,na derme do couro cabeludo.
Um dos componentes da queratina é o aminoácido cisteína, que contém alto teor de enxofre.
A cor do cabelo é resultado de outra proteína, chamadas melanócitos, que se encontram junto da papila, a parte onde se dá a reprodução celular.
O bulbo é uma ou mais glândula sebáceas, juntos com o músculo eretor do pêlo, compõem o folículo pilo-sebáceo.
Ao nível desse músculo existe a Zona de Bulge, onde estão as células responsáveis pelo desencadeamento dos ciclos de crescimento capilar.
A haste capilar é formada por uma parte central, chamada de medula, que é repleta de componentes porosos, desconhecendo-se ainda qual a sua utilidade.
Circundando a medula, temos o córtex, uma camada composta de feixes de queratina repletos de grânulos de melanina e unidos por uma cola biológica.
O córtex é responsável pela resistência e elasticidade dos cabelos.
A parte mais externa dos fios, a cutícula, compõe-se de células tipo escamas sobrepostas, também queratinizadas, com altas concentrações de enxofre, que funcionam como uma barreira protetora para córtex e a medula, e que são responsáveis pelo brilho, maciez e penteabilidade dos cabelos.
A cutícula tem cerca de 5 a 10 camadas de espessura, sendo que suas células empilham-se umas sobre as outras, formando uma superfície bem plana. Elas mantêm-se unidas através das ceramidas, os lipídeos intercelulares.

Para entendermos melhor o fio de cabelo vamos compará-lo com um lápis:

A parte mais interna - (o grafite) seria a medula.
A madeira - seria o córtex.
A parte mais externa - (a tinta) seria a cutícula.

Quando a camada mais externa sofre algum tipo de agressão, a tinta sai (cutícula) e a madeira (córtex) fica exposta. Córtex aberto significa fios quebradiços.


Além de queratina, melanina e ceramidas, o cabelo contém água, pentoses, fenóis, ácido glutâmico, valina, leucina, cobre, zinco, ferro, manganês, cobalto, cálcio e alumínio.

As características da Haste capilar são:
Forma, comprimento, cor, brilho, brilho, diâmetro, solidez, plasticidade, elasticidade, eletricidade estática, densidade e crescimento.
B e i j i n h o s
e até mais...

2 comentários:

  1. Hum.. Adorei a dica. CAbelo é tudo na vida de uma mulher! Hahaha. seguindo seu blog. Segue de volta?? Tem sorteio de um kit de maquiagem da Vult lá. vem participar!! Bjinhos! Últimos dias para você ganhar um kit de maquiagem. SEM CUSTO!!!! Vem participar do sorteio!! É simples, facil e rápido!!
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2012/06/ferias-antenadas-com-vult-cosmetica.html

    ResponderExcluir

Não saia sem comentar. Gostaria de saber sua opnião para que eu possa melhorar as postagens e fazer um trabalho cada vez mais eficiente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...