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quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Cronograma Alimentar - Nutrindo os cabelos de dentro para fora

Olá,
O nosso corpo tira dos alimentos toda a energia necessária para realizar o metabolismo que nos mantém vivos, como também vitaminas, sais minerais, gorduras e proteínas, que são fundamentais para o funcionamento adequado do organismo. Sabe-se que os cabelos funcionam como um espelho da nossa nutrição. Normalmente, os primeiros sinais da falta de nutrientes aparecem na pele, unhas e cabelos. 
E no post de hoje vamos conhecer melhor os alimentos que não podem faltar no cardápio para que tenhamos fios lindos, mas primeiramente, vamos entender qual é a composição dos nossos cabelinhos. É importante saber do que eles são compostos para sabermos exatamente o que comer.
Do que é composto o cabelo:
- 80% do cabelo é constituído de queratina e aminoácidos, ou seja, proteínas. A OMS recomenda que um indivíduo normal consuma 1g de proteína para cada quilo corporal. Por exemplo, se eu peso 60 kg, devo ingerir 60g de proteína.
- 12% do cabelo consistem em água. Se o seu cabelo está ressecado, pode saber: está faltando água. A resposta é simples: beba bastante água. Uma pessoa adulta deve beber 25ml de água por quilo corporal. Por exemplo, se você pesa 70 kg, deve beber 1,8 litros, em média. (É importante frisar que os fios são recobertos por cutículas que podem se abrir ou fechar, e o cabelo pode perder ou ganhar água a a partir de processos físicos e químicos. No entanto, a maior parte da água que compõe os fios vem de dentro, ou seja, do que você bebe).
- 5% do cabelo é formado por lipídios (gorduras). O cabelo tem uma camada de sebo que é essencial para manter a hidratação e os nutrientes dentro do fio. Nos cabelos cacheados esse sebo tem dificuldades de alcançar as pontas dos fios. Umectações capilares ajudarão a manter o óleo necessário que seu cabelo precisa.
- 3% São compostos por outros elementos, como zinco, cálcio, ferro, cobre e iodo, magnésio e silício, mas não subestimem esses elementos. Normalmente, a ausência deles se faz notar; Se eles estiverem em falta no seu organismo, eles podem prejudicar seriamente o desenvolvimento dos seus fios, já que eles fazem parte dos processos de crescimento e nascimento do fio, bem como da saúde do couro, que é fundamental para um cabelo bonito.
Como nutrir seus cabelos de dentro para fora:
Todo mundo conhece a expressão “você é o que você come”. Isso não significa que você vai ficar com cara de alface se comer esse vegetal. Na verdade, a expressão diz sobre o impacto que os alimentos têm na nossa saúde e também aparência. O nosso corpo tira dos alimentos toda a energia necessária para realizar o metabolismo que nos mantém vivos, como também vitaminas, sais minerais, gorduras e proteínas, que são fundamentais para o funcionamento adequado do organismo. Sabe-se que os cabelos funcionam como um espelho da nossa nutrição. Normalmente, os primeiros sinais da falta de nutrientes aparecem na pele, unhas e cabelos. E como falei acima, vou mostrar os alimentos que não podem faltar na nossa alimentação para que tenhamos fios lindos., e de quebra, vão deixar a pele, as unhas lindas e a saúde em dia!
Onde encontrar essas substâncias importantes para os cabelos:
Agora que nós já vimos os nutrientes que temos que ingerir, vamos descobrir em quais alimentos nós podemos encontrá-los.
- Para combater o envelhecimento: Frutas cítricas ricas em vitamina C, como o limão, a laranja e a tangerina, Morangos, Chocolate amargo, Cacau, nozes,  manga, mamão;
Para o crescimento e vitalidade: Brócolis, lentilha, repolho, feijões, cereais integrais (arroz, aveia), folhas verde-escuras, como espinafre e couve;
- Para dar brilho: cenoura, abóbora e frutos do mar;
- Para prevenir a queda e dar força estrutural: ovo, carne magra, leite, soja, iogurte desnatado, gelatina sem sabor (dê preferência para a gelatina natural batida com frutas emocotó;
- Para a reposição de ácidos graxos: chia, azeite de oliva e abacate.
Como adicionar esses ingredientes todos na alimentação:
É muito fácil, não é preciso consumir esses alimentos todos os dias, apenas varie em sua rotina. Muitas pessoas acreditam mais no cronograma alimentar do que no capilar, pois a verdadeira mudança vem de dentro. Uns arriscam dizer que o cronograma capilar é responsável por 30% da saúde dos fios, já o alimentar por 70%. Não adianta investir em produtos caros se a sua alimentação é ruim. 
Obs.:
- Quando se escolhe sabiamente os alimentos, além dos benefícios estéticos, fortalecemos nossa imunidade, combatemos o envelhecimento, controlamos o colesterol, entre muitas vantagens.
- Procure um profissional da saúde caso você tenha problemas com a alimentação e dieta.

Curtam Beleza em Ação aqui.

B e i j i n h o s 
e até mais. . .

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