onselectstart='return false'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA!

CONFIRA!

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Função e Benefícios do Lugol

Olá Meninos e Meninas!

Desde o início do século XX, havia uma preocupação geral em relação a quantidade baixa de iodo na alimentação das pessoas.

A falta deste mineral na alimentação diária causava inúmeros malefícios à saúde como o hipertireoidismo, causando o bócio (inchaço da tireoide), deficiência mental, problemas no desenvolvimento fetal na gestação e muitos outros.

Diante desse caso, muitas leis foram criadas para que pudessem garantir o consumo de iodo na alimentação diária, protegendo a qualidade de vida de todas as pessoas.

Em 1995, por exemplo, o governo brasileiro criou uma lei para que o sal de cozinha tenha uma quantidade tolerável de iodo para consumo (em torno de 20 a 60 miligramas por quilo de sal).

Estima-se, segundo a OMS, que setenta por cento da população mundial possui deficiência de iodo no organismo.

Por isso, muitos médicos, pra tratar aqueles malefícios já citados, prescrevem o lugol, medicamento sobre o qual iremos tratar neste artigo. Falaremos todos os detalhes sobre como tomar, benefícios e sua origem, a qual será tratada na próxima seção.

a prescrição de Lugol tem como finalidade mais para pacientes cujo sintoma principal provém de uma baixa concentração do iodo no organismo.


Sintoma este que implica em diversas complicações que foram faladas no início deste texto, tais como: hipertireoidismo, bócio, infertilidade, deficiência mental e má formação do feto.

No entanto, ele possui outras propriedades que podem ser úteis para o seu consumo. Por exemplo, ele pode reduzir o acúmulo de gordura, acelerando o metabolismo, cuidar das unhas, pele e cabelos e melhorar nossa imunidade.

O que é e Qual a função do Lugol? 

O Lugol é uma solução composto por Iodo (I2, Inorgânico), Iodeto de Potássio (KI, Inorgânico) e pela destilação em água. Como o lugol é basicamente iodo, vamos falar sobre ele. O iodo é um mineral muito solícito pelo nosso organismo. Ele precisa estar em equilíbrio com as nossas células e também com outros minerais. A maior parte do corpo possui iodo, tais como: mamas, próstata, pâncreas, tireóide (triiodotironina (T3) e tiroxina (T4)), cérebro, intestino, pele, glóbulos brancos, glândulas parótidas, salivar e lacrimais. Além disso, está envolvido no metabolismo, crescimento e reprodução. Em doenças como hipertireoidismo ou hipotireoidismo, o Iodo tem alterações no organismo, pode ocorrer uma queda deste mineral ou uma alta do mesmo, trazendo malefícios estes dois extremos. Suas fontes alimentares são: Frutos do mar, como peixes, moluscos e crustáceos, leite, verduras folhosas e frutas. Deficiência de iodo pode causar 
⦁ Cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), 
⦁ Surdo-mudez. 
⦁ Anomalias congênitas 
⦁ Bócio (crescimento da glândula tireóide).  
A má alimentação de iodo pode também ocasionar em nos recém-nascidos morte no parto, crianças nascendo e crescendo com baixo peso, aumentando o risco de aborto espontâneo.

Um estudo realizado mostrou que nos últimos 30 anos houve uma queda cinquenta por cento do consumo de iodo na população. Visto que o solo dos países cada vez mais com o sono mais deficiente de diversos minerais. Isto tem relação com o aumento de doenças como o hipotireoidismo e doenças auto-imunes, sendo considerado um problema de saúde pública. Tanto que, o sal brasileiro é iodado, ou seja, é acrescentado uma quantidade de iodo no sal para minimizar os riscos de deficiência desse mineral. 

Tecidos que necessitam de iodo 
⦁ Próstata, mama, ovários 
⦁ Esôfago, estômago 
⦁ Pele 
⦁ Tireoide 
⦁ Fígado 
No suor se perde quantidades de iodo e magnésio. 

Qual a função do lugol? 

O iodo lugol é necessário para garantir o bom desenvolvimento e metabolismo nos seres humanos. Os seus benefícios são:

Metabolismo: o iodo é um dos principais minerais envolvido no funcionamento da gandula da tireoide, dessa forma ele está diretamente ligado na produção de hormônios envolvidos com a taxa metabólica basal do nosso organismo, ou seja, quantos que gastamos de calorias em repouso. Sistema reprodutivo: o iodo participa dos processos envolvidos na reprodução. O seu consumo deve estar em equilíbrio para evitar mortes de recém-nascidos, além de evitar problemas futuros no desenvolvimento e crescimento do bebê. Sistema imunológico: Existe um processo em que a célula causa apoptose (morte programada celular), isso ocorre em células que está contaminada, células doenças, ou simplesmente para gerar uma nova célula. O iodo é um mineral que garante esse apoptose. Destoxificação: O fígado é um órgão que remove todas as toxinas que entramos em contato diariamente, essas toxinas causam doenças se acumuladas na corrente sanguínea. O iodo é um dos minerais que auxiliam na remoção dessas substancias químicas, tais como: mercúrio, flúor e chumbo. 

Quais os benefícios do Lugol?

Para produção hormônios tireoidianos. 
⦁ Funcionamento de vários órgãos 
⦁ Crescimento físico, neurológico 
⦁ Metabolismo (manutenção do fluxo normal de energia – metabolismo basal, principalmente na manutenção do calor do corpo). 
⦁ Destoxificação Para quem o Lugol é indicado? O Lugol é o iodo e precisa ter cautela no seu uso. Tanto na deficiência quanto no excesso o Iodo pode trazer malefícios. O uso dessa suplementação deve ser alinhado com o médico. Mas atenção, o uso indiscriminado de lugol pode causar o excesso de mineral no organismo. O lugol é um suplemento de iodo que essencial para função da tireoide e para manutenção do nosso metabolismo e outras funções do organismo. No entanto, qualquer mineral em excesso pode ser prejudicial a saúde, hipotireoidismo subclínico, por exemplo, que faz com que a tireoide produz pouco hormônio tireoidiano. A suplementação de iodo possui dosagens de iodo mais altas do que o tolerado para o iodo no organismo e por isso deve ser alinhado com o médico e exames. As recomendações para o iodo são de 150mcg para adultos; 220mcg para gestantes e 290mcg para mulheres que estejam amamentando. Efeitos colaterais do Lugol Alguns sintomas podem ser visualizados como: náuseas e vômitos, diarréia, aumento da saliva, irritação nos olhos, dores de cabeça e formigamento no corpo.

Como consumir o Lugol? 
A suplementação de Lugol deve ser avaliada juntamente com o médico. Normalmente é recomendado o uso de lugol na solução em água, uma vez ao dia. Entretanto, cada indivíduo possui sua individualidade e esta deve ser levada em consideração quando a suplementação é indicada. Contra indicação do Lugol Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas e lactantes menores de 16 anos, sem orientação médica.

Lugol, serve para emagrecer?

A busca por um método emagrecedor eficaz cresce exponencialmente, principalmente na atualidade. Segundo pesquisas recentes, a obesidade e o sobrepeso vem atingindo metade da população mundial, reduzindo a qualidade, levando a comorbidades e em casos graves, a morte.

Muitos especialistas acreditam que o consumo deste suplemento alimentar pode levar a uma perda de peso significativa, quando associado a um estilo de vida saudável que inclua a pratica de atividades físicas regulares e uma alimentação balanceada.

Por promover maior síntese dos hormônios tireoidianos associados ao metabolismo, a solução de lugol pode facilitar o processo de emagrecimento, maximizando a queima de gordura corporal e melhorando as capacidades físicas durante os treinos, uma vez que, pode aumentar a taxa metabólica.


Se Inscreva no novo canal aqui

 Sigam meu Instagram aqui


E també
Instagram de dicas caseiras aqui.

m nas Redes sociais abaixo:

Se inscrevam no canal do Youtube aqui.

Curtam Cacheadas & Charmosas aqui.
Curtam Beleza em Ação aqui.
Curtam Cachos Kids aqui.

B e i j i n h o s 
e até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia sem comentar. Gostaria de saber sua opnião para que eu possa melhorar as postagens e fazer um trabalho cada vez mais eficiente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...