onselectstart='return false'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA!

CONFIRA!

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Classificando o grau de porosidade dos fios e como tratar a causa

Olá,
Os principais causadores da abertura das cutículas e, consequentemente da porosidade do cabelo, são as químicas, tinturas, o uso excessivo do secador e da chapinha, a exposição ao sol e ao vento...
Neste post vamos aprender sobre a classificação do grau de porosidade, assim você saberá qual o seu caso e como trata-lo.
Grau de porosidade do cabelo:
Baixa porosidade:
É quando os fios tem ótima resistência e a dificuldade de penetração dos líquidos é maior.
Porosidade moderada:
Os cabelos com porosidade moderada apresentam cutículas levemente levantadas. São fios considerados aparentemente “normais”.
Porosidade acentuada:
Cabelos com química em geral, fios ressecados e danificados geralmente apresentam porosidade acentuada. Este tipo de fio perde os líquidos e a umidade com a mesma facilidade que os absorve.
Porosidade extrema:
A porosidade extrema é característica notável nos cabelos maltratados pelas químicas em geral. São fios com cutículas extremamente abertas, que absorvem e perdem umidade quase que instantaneamente.

Seu cabelo se enquadra em algum dos graus de porosidade citados acima??? Veja como cuidar deles logo abaixo.

Como cuidar de um cabelo com porosidade:
Cabelo cacheado tende a ser mais poroso por natureza, pois sua formação é composta por mais camadas de cutículas.
Saber a porosidade do seu cabelo certamente irá ajudar-lhe a escolher os produtos corretos para manter seus fios bem hidratados, flexíveis, fortes e brilhantes.
Para recuperar a vitalidade dos cabelos porosos, o indicado é hidratar constantemente os fios com produtos mais concentrados em ativos. O shampoo, por exemplo, deve ser balanceado para que limpe com suavidade e proteja a estrutura sensibilizada do fio durante a lavagem, e deve ter uma fórmula levemente desembaraçante e condicionante, com espuma cremosa e emoliente, que retire as sujeiras sem remover as cutículas. O condicionador ideal para tratar cabelos porosos deve ter princípios ativos que proporcionem flexibilidade e ativos antiestáticos que alinhem as cutículas, dando mais brilho e deixando as madeixas mais fáceis de pentear quando estiverem úmidas ou secas.
Para complementar o tratamento dos cabelos porosos, é importante usar um creme leave-in. O produto vai agir repondo os componentes hidratantes e nutrientes, revitalizando os fios e protegendo contra os danos.
O acompanhamento de um profissional pode ajudar bastante na recuperação dos fios. Seguindo à risca todas as orientações do cabeleireiro e usando os produtos da maneira correta, é possível ter fios cada vez mais macios, sedosos e maleáveis.
Teste para saber se seu cabelo está poroso:
Pegue alguns fios do seu cabelo (aqueles que ficam no pente e/ou que naturalmente caem, não precisa “arrancar os fios"), e deixe-os num recipiente com água por 2 à 4 minutos.
Se o fio
flutuar, é sinal de porosidade baixa. Se o fio afundar ligeiramente, é sinal de porosidade alta.
Obs.:
- O fato de um cabelo apresentar porosidade baixa não significa que ele seja saudável, cabelos pouco porosos também requerem tratamentos específicos.  Afinal, suas cutículas estão tão fechadas que não permitem a entrada eficiente das substâncias necessárias para manutenção da saúde dos fios.
- Com o tempo úmido, principalmente no outono, os fios porosos tornam-se muito elásticos quando absorvem excesso de umidade e ficam fragilizados rompendo-se facilmente.
O simples fato de lavar os cabelos passa a desvitalizá-los, pois a barreira de proteção já não se torna mais íntegra.
 
B e i j i n h o s
e até mais. . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia sem comentar. Gostaria de saber sua opnião para que eu possa melhorar as postagens e fazer um trabalho cada vez mais eficiente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...