Olá,
Os principais causadores da abertura das cutículas e, consequentemente da porosidade do cabelo, são as químicas, tinturas, o uso excessivo do secador e da chapinha, a exposição ao sol e ao vento...
Neste post vamos aprender sobre a classificação do grau de porosidade, assim você saberá qual o seu caso e como trata-lo.
Grau de porosidade do cabelo:
Baixa porosidade:
É quando os fios tem ótima resistência e a dificuldade de penetração dos líquidos é maior.
Porosidade moderada:
Porosidade moderada:
Os cabelos com porosidade moderada apresentam cutículas levemente levantadas. São fios considerados aparentemente “normais”.
Porosidade acentuada:
Porosidade acentuada:
Cabelos com química em geral, fios ressecados e danificados geralmente apresentam porosidade acentuada. Este tipo de fio perde os líquidos e a umidade com a mesma facilidade que os absorve.
Porosidade extrema:
Porosidade extrema:
A porosidade extrema é característica notável nos cabelos maltratados pelas químicas em geral. São fios com cutículas extremamente abertas, que absorvem e perdem umidade quase que instantaneamente.
Seu cabelo se enquadra em algum dos graus de porosidade citados acima??? Veja como cuidar deles logo abaixo.
Seu cabelo se enquadra em algum dos graus de porosidade citados acima??? Veja como cuidar deles logo abaixo.
Como cuidar de um cabelo com porosidade:
Cabelo cacheado tende a ser mais poroso por natureza, pois sua formação é composta por mais camadas de cutículas.
Saber a porosidade do seu cabelo certamente irá ajudar-lhe a escolher os produtos corretos para manter seus fios bem hidratados, flexíveis, fortes e brilhantes.
Para recuperar a vitalidade dos cabelos porosos, o indicado é hidratar constantemente os fios com produtos mais concentrados em ativos. O shampoo, por exemplo, deve ser balanceado para que limpe com suavidade e proteja a estrutura sensibilizada do fio durante a lavagem, e deve ter uma fórmula levemente desembaraçante e condicionante, com espuma cremosa e emoliente, que retire as sujeiras sem remover as cutículas. O condicionador ideal para tratar cabelos porosos deve ter princípios ativos que proporcionem flexibilidade e ativos antiestáticos que alinhem as cutículas, dando mais brilho e deixando as madeixas mais fáceis de pentear quando estiverem úmidas ou secas.
Para complementar o tratamento dos cabelos porosos, é importante usar um creme leave-in. O produto vai agir repondo os componentes hidratantes e nutrientes, revitalizando os fios e protegendo contra os danos.
O acompanhamento de um profissional pode ajudar bastante na recuperação dos fios. Seguindo à risca todas as orientações do cabeleireiro e usando os produtos da maneira correta, é possível ter fios cada vez mais macios, sedosos e maleáveis.
Teste para saber se seu cabelo está poroso:
Pegue alguns fios do seu cabelo (aqueles que ficam no pente e/ou que naturalmente caem, não precisa “arrancar os fios"), e deixe-os num recipiente com água por 2 à 4 minutos.
Se o fio flutuar, é sinal de porosidade baixa. Se o fio afundar ligeiramente, é sinal de porosidade alta.
Se o fio flutuar, é sinal de porosidade baixa. Se o fio afundar ligeiramente, é sinal de porosidade alta.
Obs.:
- O fato de um cabelo apresentar porosidade baixa não significa que ele seja saudável, cabelos pouco porosos também requerem tratamentos específicos. Afinal, suas cutículas estão tão fechadas que não permitem a entrada eficiente das substâncias necessárias para manutenção da saúde dos fios.
- Com o tempo úmido, principalmente no outono, os fios porosos tornam-se muito elásticos quando absorvem excesso de umidade e ficam fragilizados rompendo-se facilmente.
- O simples fato de lavar os cabelos passa a desvitalizá-los, pois a barreira de proteção já não se torna mais íntegra.
B e i j i n h o s
e até mais. . .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não saia sem comentar. Gostaria de saber sua opnião para que eu possa melhorar as postagens e fazer um trabalho cada vez mais eficiente...