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sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Os benefícios da Nectarina

Olá,
Como hoje foi a primeira vez que experimentei essa fruta, quero falar dela, a Nectarina. Parece uma maçã e ao morder também lembra a maçã, mas o gosto não tem nada a ver, não tem gosto de pêssego e nem de nenhuma fruta que já experimentei.

A Nectarina é uma variedade de pêssego, lisa (sem pelos). Embora seja bastante difundida a crença de que a nectarina seja uma fruta desenvolvida em laboratório (como combinação de material genético = enxerto do pêssego com a ameixa), trata-se, na verdade, de uma mutação do pêssego, causada por um gene recessivo. É uma planta de clima temperado, produzida no Sul e Sudeste do Brasil, especialmente Rio Grande do Sul e São Paulo.
É muito saborosa, de cor atraente, de formato oval ou redondo, com uma polpa suculenta, aromática e de cor amarela, branca ou avermelhada. O nome nectarina vêm de “néctar” devido ao seu sabor delicioso e doce, e são cultivadas nos mesmos lugares onde crescem os pêssegos. Em média, as nectarinas são ligeiramente menores, mais doce, mais avermelhadas e sensíveis do que os pêssegos. A árvore de nectarina é de pequeno porte, possuem folhas longas e estreitas, que têm margem muito finamente serrilhada. Preferem climas quentes e secos.
Benefícios da Nectarina para a saúde:
É uma fruta que traz muitos efeitos benéficos para a saúde, principalmente devido ao seu alto teor de antioxidantes que são compostos que protegem as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Além disso, a nectarina contém vitamina A, vitamina B3, vitamina C, potássio, niacina e fibras.
* Vitamina A - É indispensável para a proteção da vista, conserva a saúde da pele e auxilia no crescimento;
*Vitamina B3 - Desempenha um papel importante no processo de formação do DNA;
*Niacina - É uma vitamina bastante importante, pois atua juntamente com outras substâncias na digestão, além de estimular o apetite;
*Vitamina C - Dá resistência aos tecidos e age contra as infecções, 

contribui para saúde dos ossos, cartilagens, dentes e gengivas;
*Potássio - É um elemento químico essencial para o homem;
*Fonte de fibras - Previnem a constipação e reduzem o risco de se adquirir cancro de cólon.
 
Como consumi-la:
Pode ser consumida fresca, cozida para o preparo de conservas e compotas, e muitas vezes pode ser encontrada como um ingrediente de sobremesas, tortas, bolos, crepes e até mesmo sorvetes. Como os pêssegos, as nectarinas são colhidas maduras, mas ainda firmes e precisam de alguns dias para amadurecer um pouco mais para serem consumidas. Para acelerar seu amadurecimento, pode-se colocá-las em um saco de papel dobrado a temperatura ambiente, juntamente com uma banana verde.

B e i j i n h o s
e até mais. . .

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