Olá Meninos e Meninas!
A babosa é usada há muito tempo principalmente na Índia e na China para tratar diversos problemas de saúde como infecções, doenças de pele e problemas gastrointestinais como constipação e cólicas. Além dos benefícios que a babosa oferece para a saúde em geral, ela pode ser usada também para ajudar a nutrir o cabelo e a pele.
Características da Babosa
A babosa, também conhecida como Aloe vera, é usada na medicina tradicional indiana há muito tempo para tratar as condições mais variadas como constipação, problemas na pele, infestação de vermes, infecções e cólicas. Na medicina chinesa, ela também é usada para tratar de forma natural infecções fúngicas. Não é por acaso que hoje em dia muitos cosméticos e produtos farmacêuticos já contém Aloe vera em sua composição.
A Aloe vera é uma das espécies do gênero Aloe. O nome científico dessa planta é Aloe barbadensis miller e pertence à família das Liliaceae. Trata-se de uma planta suculenta que é verde e contém folhas em formato triangular e carnudas. A babosa como conhecemos hoje é uma substância gelatinosa extraída de dentro dessas folhas e é considerada a espécie do gênero Aloe mais biologicamente ativa.
Para que serve a Babosa
A babosa tem diversas propriedades medicinais que são usadas para o tratamento e alívio de diversos sintomas de doenças inflamatórias, úlceras estomacais, doenças intestinais, osteoartrite, diabetes e asma.
Quanto aos benefícios estéticos, a babosa apresenta um alto teor de nutrientes que mantêm os cabelos e pele saudáveis. Muitas pessoas usam a babosa na pele para tratar problemas como queimaduras, psoríase e herpes labial, além de usar o produto para nutrir e dar vida aos cabelos.
Nutrientes da babosa
Cientistas já foram capazes de identificar mais de 75 ingredientes ativos presentes na babosa. Esses ingredientes incluem vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e diversos outros compostos benéficos para a saúde.
– Antioxidantes
A babosa contém vitaminas A, C e E que são conhecidas principalmente devido as suas propriedades antioxidantes. Além disso, ela também contém vitamina B12, ácido fólico e colina. Todos esses componentes são substâncias antioxidantes que atuam neutralizando os radicais livres presentes no organismo e evitando danos celulares e o desenvolvimento de doenças.
– Enzimas
O Aloe vera contém oito enzimas que incluem a lipase, a fosfatase alcalina, a amilase, a bradicinase, a carboxipeptidase, a catalase, a celulase, a lipase e a peroxidase. A bradicinase atua na redução de processos inflamatórios quando aplicada diretamente sobre a pele, enquanto que as demais ajudam no metabolismo de carboidratos e gorduras.
– Minerais
Minerais como cálcio, manganês, cobre, selênio, cromo, potássio, magnésio, sódio e zinco são encontrados na babosa. Eles são essenciais para o funcionamento adequados de diversas enzimas importante para o nosso metabolismo.
– Antraquinonas
Esses compostos atuam como analgésicos, antibacterianos e antivirais, ajudando a combater infecções e doenças.
– Ácidos graxos
A babosa contém ácidos graxos como o colesterol, o campesterol, o beta-sisosterol e o lupeol. Todos eles trazem benefícios para a saúde devido às suas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e analgésicas.
– Hormônios
A presença de hormônios como as auxinas e as giberelinas ajudam em processos de cicatrização além de apresentar efeito anti-inflamatório.
– Carboidratos
A presença de açúcares monossacarídeos como a glicose e a frutose e de polissacarídeos é benéfica devido as suas propriedades anti-inflamatórias.
Benefícios da Babosa para os cabelos
Aloe vera é um ótimo tratamento natural para cabelos ressecados ou até mesmo para quem quer uma hidratação profunda nos fios. Além disso, o uso de babosa é bom para o alívio de coceiras no couro cabeludo e para nutrir o mesmo.
A presença das vitaminas e minerais destacados acima tornam a babosa um ingrediente hidratante que deixa o cabelo forte e saudável. Além disso, propriedades bactericidas e fungicidas da babosa podem ajudar a tratar irritações e infecções como a caspa e a presença de enzimas pode facilitar a remoção de células mortas no couro cabeludo, além de promover a regeneração do tecido ao redor dos folículos capilares.
1. Redução da caspa
A caspa, chamada também de dermatite seborreica, pode ser causada por um couro cabeludo extremamente ressecado ou devido à presença de micro-organismos nocivos como fungos ou vírus.
Para ambos os casos, a babosa pode ajudar a combater o problema devido às propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias da planta, que quando combinadas ao efeito hidratante resultam em um ótimo remédio natural contra caspas.
2. Efeito reparador
Utilizar a babosa no cabelo pode fortalecer e reparar fios danificados. Devido à presença de vitaminas A, C e E, a babosa contribui para a renovação celular no couro cabeludo, o que promove uma melhor nutrição e fortalecimento dos cabelos.
Além disso, a presença de vitamina B12 e de ácido fólico também ajudam a deixar os cabelos mais fortes e prevenir a queda.
3. Hidratante
Não é por acaso que existem diversos shampoos e condicionares que contêm babosa em sua composição, já que a babosa é um dos melhores hidratantes naturais para os cabelos. Seu alto teor de nutrientes como vitaminas e minerais mantém o cabelo bem nutrido e hidratado.
Além disso, suas propriedades bactericidas e antifúngicas protegem os fios de caspas e as enzimas presentes na planta ajudam na remoção de células mortas e na promoção da regeneração do tecido ao redor dos folículos capilares.
4. Combate à quebra e à queda de cabelo
A babosa contém nutrientes que ajudam a promover o crescimento do cabelo. Assim, pessoas que já sofreram com queda e perda de cabelo podem se beneficiar da aplicação de babosa no cabelo.
Isso é observado porque a babosa é capaz de fortalecer os folículos capilares presentes no couro cabeludo, prevenindo a perda de cabelo já que eles tendem a crescer mais fortes. Além disso, com fios mais bem nutridos, a quebra e as pontas duplas tendem a diminuir drasticamente.
Porém, é necessário detectar a causa para que isso funcione. Se a perda de cabelo estiver associada à fatores genéticos ou hormonais, apenas o uso da babosa não trará bons resultados.
5. Crescimento do cabelo
Como já mencionado no item anterior, a babosa apresenta um alto poder hidratante e nutritivo, que ajuda a deixar o couro cabeludo e os cabelos mais fortes. Isso promove o crescimento saudável e mais rápido do cabelo.
Além disso, a babosa é capaz de melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que permite a chegada de mais nutrientes e oxigênio na região, que é tudo que um cabelo precisa para crescer de forma saudável.
6. Condicionamento
No verão, principalmente, é comum sofrer com os cabelos secos, já que nessa época do ano os fios perdem a umidade mais facilmente. Um dos problemas que vêm acompanhados do cabelo seco é o aumento do frizz. A aplicação de babosa no cabelo pode ajudar a reduzir esse problema ao reter a umidade por mais tempo e manter o cabelo hidratado.
Pessoas com cabelo crespos ou cacheados também podem usar a babosa para aumentar a retenção de umidade, diminuir o frizz e melhorar a definição dos cachos.
7. Redução da oleosidade
A babosa está presente em vários tipos de shampoos porque ela é capaz de limpar profundamente o couro cabeludo quando massageado adequadamente.
Devido à limpeza profunda, a oleosidade diminui e são removidos também resíduos de outros produtos eventualmente presentes no couro cabeludo. Além disso, a babosa limpa sem agredir os fios, o que mantém a integridade do cabelo.
Benefícios da babosa para pele
Também é importante ressaltar alguns benefícios da babosa para pele, tais como:
1. Retarda o processo de envelhecimento
É possível preservar a jovialidade da pele por mais tempo ao aplicar babosa. Devido a suas propriedades hidratantes, ela ajuda a reter a umidade da pele e evitar desgastes. Além disso, os compostos antioxidantes encontrados na babosa auxiliam na proteção contra o estresse oxidativo causado por radicais livres, que podem resultar em marcas na pele como rugas, causando o envelhecimento precoce.
2. Repara os danos causados por exposição ao sol
Muitas vezes, a exposição excessiva e sem proteção ao sol ou até mesmo uma ida à praia para se bronzear podem resultar em manchas irregulares e indesejadas na pele. É possível reparar esses danos na pele com a aplicação tópica de babosa. Além de remover manchas, a babosa pode ser usada para tratar queimaduras solares devido às suas propriedades analgésicas e efeitos refrescante e anti-inflamatório.
Se você combinar a babosa com um pouco de suco de limão, o resultado é melhor ainda e você poderá observar sua pele voltando à cor natural após uma leve descamação. Vale ressaltar que ao aplicar limão, não fique exposto à luz solar pois isso pode resultar em manchas irreversíveis.
3. Alívio da acne
Além das propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, a babosa é um agente capaz de limpar profundamente a pele. Isso significa que ao mesmo tempo em que combate micro-organismos causadores da acne e combate a inflamação na pele, ela limpa e nutre a pele, reduzindo a acne e outros possíveis problemas inflamatórios na região.
4. Hidratante para pele seca
Pessoas com pele seca sofrem muito para encontrar um bom hidratante. A babosa pode ser a solução, já que tem um poder hidratante excepcional.
5. Outros benefícios para a pele
O uso de babosa também pode ser benéfico para tratar queimaduras causadas por frio excessivo além de auxiliar no tratamento da psoríase e herpes labial.
Teste Antialérgico:
A babosa não costuma apresentar efeitos colaterais. Porém, é importante fazer um teste em uma pequena porção do cabelo ou da pele para verificar se você é alérgica ou sensível aos componentes da planta.
Se nenhuma reação alérgica for observada, use e abuse dos efeitos benéficos da babosa e mantenha seus cabelos lindos e bem nutridos.
1. Loção caseira Cresce cabelo e Desmaia fios
2. Banho de brilho que auxilia no Crescimento capilar
3. Shampoo Bomba de Babosa para Crescimento acelerado
4. Hidratação caseira potente usada por Cleópatra
5. Comprando e Finalizando com Seda Babosa
Veja outras dicas com Babosa para os cabelos:
2. Banho de brilho que auxilia no Crescimento capilar
3. Shampoo Bomba de Babosa para Crescimento acelerado
4. Hidratação caseira potente usada por Cleópatra
5. Comprando e Finalizando com Seda Babosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não saia sem comentar. Gostaria de saber sua opnião para que eu possa melhorar as postagens e fazer um trabalho cada vez mais eficiente...