onselectstart='return false'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA!

CONFIRA!

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Entenda seu cabelo para aprender a cuidar dele

Olá Meninos e Meninas!
No post de hoje vamos entender mais sobre nossos cabelos da Raiz às Pontas para aprendermos a cuidar melhor, ou corretamente dele.
Para que você tenha cabelos saudáveis, é preciso primeiro que você entenda como é a estrutura capilar. Todo fio de cabelo tem uma estrutura básica, igual em todos os seres humanos. O que diferencia um cabelo do outro são fatores genéticos, mas a estrutura continua a mesma. Os fatores genéticos é que fazem com que o cabelo de uma pessoa seja mais forte ou mais fraco, liso ou cacheado, etc. A seguir, veremos como é a estrutura dos fios de cabelo e algumas verdades e mitos para mantê-los mais saudáveis.
A estrutura do fio de cabelo
O fio de cabelo tem duas partes distintas, com estruturas diferentes. A primeira parte fica dentro da pele (a raiz), e a segunda parte fica fora da pele (o fio em si)
Raiz: 

Através da corrente sanguínea é que chega na “papila” e no “bulbo” os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos fios. As células que compõem o fio de cabelo são criadas dentro do bulbo capilar e assim os fazem crescê-los. Uma dessas composições é a melanina, que é o pigmento que dá cor aos cabelos. A medida que as células se multiplicam no bulbo capilar, vão “empurrando pra cima” as outras células, que à medida que vão subindo, ainda dentro da pele,  criam a queratina, que é fibrosa e faz com que o cabelo se torne mais rígido e crie o formato de fio. E há ainda a glândula sebácea, que produz o sebo. 
Funções principais do Sebo:
1- Junto com o suor, cria uma barreira natural da pele, impedindo a entrada de agentes externos (produtos químicos, sujeiras, bactérias)
2- Lubrificar e criar uma camada protetora na parte externa do fio à medida que ele vai crescendo.
Fio de cabelo:
O fio é composto por: água (cerca de 10%), lipídeos (de 3 a 6%), aminoácidos (cerca de 14%) e o restante de queratina.
Está dividido em três partes principais:

- medula:
parte central do fio. Não possui função real e é comumente ausente nos fios.
- córtex: “recheio” do fio, onde a queratina se concentra. É ela que dá a elasticidade e resistência do fio.
- cutícula: A parte externa do fio, que se assemelha com as escamas de um peixe. Protege o cortex de todos os tipos de agentes externos. É a cutícula a responsável pela maciez, brilho e cor dos cabelos. 
Como funciona a lavagem dos fios com 
shampoo e condicionador 
Shampoo - Levanta as escamas sobrepostas que revestem o cabelo para retirar o sebo que se acumula entre elas. As novas fórmulas fazem mais espuma para dar sensação de limpeza.
Condicionador - As escamas erguidas pelo shampoo se enroscam com as dos fios vizinhos. Resultado:_ Cabelos embaraçados. O condicionador, então fecha as escamas e deposita nutrientes para os fios.
Recapitulando:
O fio do cabelo possui uma carga elétrica positiva. O shampoo, por sua vez, é composto de uma carga negativa para levantar as cutículas e poder remover as sujeiras que se escondem entre as cutículas. Quando as cutículas do cabelo estão levantadas, elas se enroscam uma nas outras, deixando-o com um aspecto seco e embaraçado, por isso o condicionador é fundamental para qualquer tipo de cabelo: ele fecha essas cutículas, fazendo com que o cabelo ganhe a maciez normal. Além disso, ao encapar os fios, o condicionador deixa vitaminas e outros aditivos que vão ser absorvidos para o córtex e manter os cabelos mais saudáveis.

Agora que você conhece melhor seu cabelo, cuide bem dele para mantê-lo sempre bonito e saudável! E lembre-se: a alimentação saudável e uma boa saúde são o caminho chave para cabelos brilhantes e bonitos!


Acompanhe tudo lá no Instagram aqui

E também nas Redes sociais!
Sigam no Google + aqui.
Sigam no Instagram  aqui
Se inscrevam no canal Cachos KIDS & Cia aqui.
Se inscrevam no canal do Youtube aqui.

Curtam Cacheadas & Charmosas aqui.
Curtam Beleza em Ação aqui.
Curtam Cachos Kids aqui.

B e i j i n h o s 


e até mais. . . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia sem comentar. Gostaria de saber sua opnião para que eu possa melhorar as postagens e fazer um trabalho cada vez mais eficiente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...