Olá Meninos e Meninas!
O cheiro verde é uma mistura de salsinha e cebolinha (não confundir com cebola).
A união salsa e cebolinha, mais conhecida como cheiro verde, deve fazer parte de qualquer cardápio saudável! Dona de aroma forte, ela proporciona um sabor todo especial e característico às refeições, além de fornecer uma excelente fonte de benefícios para o bom funcionamento do nosso organismo. Confira algumas das principais vantagens de acrescentar essa combinação incrível no dia a dia e enriquecer a nossa alimentação.
"O cheiro verde é ótimo e todos podem consumir. Ele ajuda na desintoxicação do organismo e essa mistura tem poder anti-inflamatório, muito bom para o frio. O cheiro verde também é excelente para os hipertensos, já que dá muito sabor aos alimentos, e com isso a quantidade de sal é reduzida. Para obter os seus benefícios, devemos utilizar cerca de 1/2 xícara de chá por dia que será o suficiente", destaca a profissional.
A Salsa é rica em vitaminas A, C, E, do complexo B e antioxidantes.
Muita gente não sabe, mas a salsa é uma planta medicinal rica em antioxidantes - em especial a luteolina, um tipo de flavonoide que além de antioxidante, também atua como anti-inflamatório. A salsinha também é um ingrediente rico em vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico.
Por ser fonte de vitaminas do complexo B, a salsinha também auxilia na saúde dos sistemas nervoso, cardiovascular e digestivo (principalmente por conta da vitamina B2, também conhecida como riboflavina). Já a vitamina A é ótima para prevenir doenças relacionadas à visão, enquanto a E se destaca pela atuação antioxidante, inibindo o envelhecimento celular.
A salsa ajuda a prevenir a anemia, isso porque ela tem alto teor de ferro - um dos principais componentes da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue. Uma boa dica é abusar nesse tempero quando for preparar o feijão e também outros pratos no dia a dia. A salsinha também é ótima para receitas de massas, risotos, carnes, molhos, omeletes e pratos com frutos do mar. Junto com a cebolinha, ela compõe o famoso "cheiro verde", tipo de tempero valorizado pela culinária brasileira.
Outra vantagem da salsinha é que ela possui ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Essa substância está diretamente ligada à saúde do cérebro, auxiliando no funcionamento dos neurônios e no tratamento da depressão e de outros problemas emocionais. Além disso, assim como outras vitaminas do complexo B, o ácido fólico também fortalece os cabelos, unhas e pele. Junto com a vitamina C, essa substância também contribui para a eficácia do sistema imunológico, mantendo o organismo fortalecido.
A salsinha também faz parte do grupo "alimentos diuréticos": com alto teor de água na composição, eles ajudam a reduzir inchaços pelo corpo, pois combatem a retenção de líquidos. Alterações hormonais, deficiências alimentares (carência de algum nutriente, por exemplo) e inflamações são problemas que podem ocasionar inchaços. Neste caso, é sempre bom recorrer à salsinha e a outros alimentos diuréticos, tais como o alface, cenoura e frutas suculentas, como o melão e a melancia.
A salsa também ajuda a amenizar desconfortos menstruais. Isso porque a erva possui a substância apiol, responsável por regularizar o período de menstruação, além de atenuar sintomas da menopausa. Mas os benefícios desse chá não param por aí: ele também combate infecções bacterianas e alivia sintomas da asma.
Dica extra: Assim como a aloe vera ("plantinha milagrosa"), a folha de salsinha também pode ser aplicada diretamente na pele para tratar picadas de insetos e irritações na derme.
Existem diversas vitaminas e minerais encontrados nas Cebolinhas, mas a mais importante é a vitamina K, pois é um nutriente fundamental que muitas vezes não é encontrado facilmente em alimentos comuns. Essa vitamina é fundamental para manter a densidade mineral óssea e a integridade óssea.
Conforme envelhecemos, a densidade mineral tende a cair, consequentemente nos deixando com osteoporose, condições inflamatórias e artrite. As altas taxas de vitamina K, como as encontradas nas cebolinhas, podem ajudar a produzir a osteo calcina, que é fundamental na manutenção da densidade mineral nos ossos.
A cebolinha picada fornece 16% do que é necessário de vitamina K de acordo com valores recomendados diários. A vitamina K é conhecida principalmente pela formação e fortalecimento dos ossos, precaução dos danos neuronais no cérebro e uso no tratamento de doenças de Alzheimer, e portanto estes são alguns dos benefícios da cebolinha.
Além de dar sabor e cor aos nossos pratos, a cebolinha verde também tem seus benefícios a saúde, e se você ainda não faz uso constante dela em sua cozinha esses benefícios podem te ajudar a começar usar mais esse excelente “tempero” em suas receitas.
A cebolinha possui vitamina A que é importante ao nosso organismo por atua como anti oxidante, fortalece o sistema imunológico , melhora a visão e ajuda no crescimento do cabelo.
Outra vitamina importante presente na cebolinha é a vitamina C que ajuda na prevenção de muitas doenças e retarda o envelhecimento.
Além das vitaminas, na cebolinha ainda é possível encontrar minerais como cálcio e fosforo e também a niacina que estimula o apetite e deixa a pele mais bonita.
A cebolinha possui qualidades antibióticas e agentes antibacterianos que trabalham junto com a vitamina C eliminando microrganismos perigosos e combatendo resfriados, gripes e infecções fúngicas particulares.
O suco da planta pode ser usado como um repelente natural, e se colocado em feridas, pode reduzir infecções fúngicas. Outro ponto positivo é que a planta ajuda no mecanismo de defesa. A vitamina E presente na planta têm propriedades antioxidantes que suportam as funções dos mecanismos de defesa.
Os carotenos encontrados nas cebolinhas, luteína e zeaxantina, são responsáveis por reduzir estresse oxidativo no sistema ocular e retardar o aparecimento de cataratas nos olhos. Eles também ajudam a retardar e prevenir a degeneração macular, mantendo a visão saudável na velhice.
Há ótimos benefícios da cebolinha para a saúde capilar – ela estimula o crescimento do cabelo pelo aumento do fluxo de sangue no couro cabeludo e nas raízes. É boa também para a redução ou eliminação de coceira no couro cabeludo e seu suco pode evitar a queda de cabelo.
Veja essas dicas!
2. Relaxamento caseiro para soltar os cachos
3. Rejuvenescimento Facial caseiro
4. Óleo Bomba de Vinagre de Maçã
5. Finalização com Escova
6. Use todo dia para seu cabelo crescer muito
7. Shampoo Bomba de Alho e Cravo da Índia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não saia sem comentar. Gostaria de saber sua opnião para que eu possa melhorar as postagens e fazer um trabalho cada vez mais eficiente...