Olá Meninas e Meninos!
Verão é sinônimo de praia, areia, piscina, sol, vento e muito calor. Uma maravilha! Mas quem não agradece muito por toda essa diversão são nossos cabelos, que sofrem muito com toda essa ação. Muito sol, vento, água do mar, cloro e areia agridem os cabelos, fazendo com que percam muita água e proteína. Além disso, eles ficam desbotados, ressecados e com as indesejadas pontas duplas.
Nessa estação, precisamos redobrar os cuidados com nossos cabelos, para que eles não enfraqueçam. Para deixar os cabelos protegidos, fortes e mais resistentes.
Os perigos do verão para os cabelos
Os raios UVA e UVB estimulam a perda de queratina, destroem e oxidam os cabelos, que perdem a cor e ficam ressecados. Se exagerar na exposição solar pode até queimar o couro cabeludo e descamar.
O vento é o responsável por aqueles nós bizarros super difíceis de tirar e que resultam em uma cabeleira com fios quebrados.
O sal abre a cutícula dos fios, deixando-os endurecidos e sem brilho. Isso acontece porque ele retira toda a água presente no cabelo. O resultado é cruel: cabelos danificados, com frizz e um super volume.
A areia em contato com o sal e com o vento faz as madeixas ficarem com mais frizz ainda.
O cloro é um veneno para as loiras. Além de deixar os cabelos esverdeados, resseca e gera pontas duplas.
13 Dicas para manter os cabelos saudáveis
1. Enxágue os cabelos após sair do mar e da piscina. Este cuidado evita que o sal da água do mar e os produtos usados para o tratamento da água da piscina fiquem acumulados e causem danos aos fios.
2. Mantenha os cabelos e couro cabeludo sempre limpos. No verão, o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas como seborreia e caspa.
3. Evite abusar de químicas nesta época do ano. No verão as agressões aos cabelos são maiores (vento, sol, água do mar, da piscina). Abusar de químicas coloca em risco a qualidade dos fios.
4. Use sempre cremes com fator de proteção solar. Ainda que o dia esteja nublado, com céu encoberto e o sol aparecer tímido, é preciso investir na proteção das madeixas. Aplique o produto nos fios secos ou úmidos pelos menos 30 minutos antes de se expor ao sol. O chapéu também é uma boa pedida, ele ajuda proteger os fios e dá um charme especial.
5. Evite usar água quente para lavar os cabelos e deixe os fios soltos para que sequem naturalmente. Dê um tempo no secador: use somente quando for realmente necessário. Prender o cabelo ainda úmido pode arrebentar os fios deixá-los opacos.
6. Faça hidratações regulares. Apesar da maior umidade relativa do ar, da exposição à água do mar e da piscina, os cabelos no verão tendem a ressecar.
7. Use um bom leave-in. Aplicado após o banho, ele forma uma película no fio e ajuda na proteção. Os produtos líquidos são para cabelos oleosos; os em creme são mais indicados para quem tem cabelos secos. Use longe da raiz. Antes de ir à praia ou piscina, aplique um creme leave-in com filtro solar. Reaplique depois que entrar na água. Se você não tiver um leave-in com filtro, opte por óleos vegetais como: óleo de buriti, argan, gergelim, semente de abóbora, ou manteiga de karité. A água de arroz também protege contra os raios solares e hidrata bem. Use esses produtos no cabelo úmido, quando o objetivo for a proteção solar.
7. Use um bom leave-in. Aplicado após o banho, ele forma uma película no fio e ajuda na proteção. Os produtos líquidos são para cabelos oleosos; os em creme são mais indicados para quem tem cabelos secos. Use longe da raiz. Antes de ir à praia ou piscina, aplique um creme leave-in com filtro solar. Reaplique depois que entrar na água. Se você não tiver um leave-in com filtro, opte por óleos vegetais como: óleo de buriti, argan, gergelim, semente de abóbora, ou manteiga de karité. A água de arroz também protege contra os raios solares e hidrata bem. Use esses produtos no cabelo úmido, quando o objetivo for a proteção solar.
10. O calor do sol pode potencializar o efeito de uma máscara hidratante. Mas lembre que, ainda assim, o tempo de reação indicado pelo produto deve ser respeitado para evitar efeitos negativos, como fios oleosos ou até o comprometimento da estrutura capilar. Se quiser aproveitar as altas temperaturas em seu tratamento, aplique o produto nos fios, deixando agir durante o tempo indicado e depois retirando com água.
11. Aproveite o verão para tomar muitos banhos frios. A água quente é inimiga do cabelo, pois estimula a oleosidade excessiva do couro cabeludo e incha as escamas dos fios, deixando-os sem brilho.
12. Evite produtos capilares que contenham álcool, que ressecam o cabelo. Para cabelos loiros procure produtos que protejam a cor e a pigmentação do fio. Um truque para amenizar os esverdeados é aplicar vinagre de maçã neles.
Num borrifador, misture água gelada com uma colher de chá de mel, e borrife nos cabelos durante o dia, se sentir que o clima está muito quente e os cabelos secos.
13. Aproveite os tratamentos noturnos. É só aplicar o creme no cabelo úmido e deixá-lo ele agir durante toda a madrugada. Ele recupera parte dos lipídeos que foram perdidos na manhã de sol.
Para fazer uma hidratação rápida e eficiente aposte nas ampolas.
Cuidados Especiais para Cabelos Tingidos
O cabelo tingido é o mais prejudicado durante o verão. Com a ação do sol ele fica muito ressecado, sem brilho e com a cor desbotada. Se ao voltar da praia você pensou em ir direto ao cabeleireiro para retocara cor ou então fazer isso em casa mesmo, desista. O ideal é fazer uma hidratação intensiva antes da coloração.
Ser loira no verão requer muito mais cuidados com os cabelos, pois cabelos loiros não combinam com cloro da piscina, água do mar e nem com o excesso de exposição aos raios solares. Os cabelos loiros têm menos pigmentos e tendem a ser mais finos, leves e a armarem com maior facilidade. Além disso, tendem também a ressecar com mais facilidade. Pensando no bem-estar dos fios, o ideal é não abrir a tonalidade dos cabelos nessa época, pois os cabelos sairão prejudicados no final do verão.
Para fios tingidos ou descoloridos, as hidratações devem ser mais intensas. Faça uma hidratação pelo menos uma vez por semana. Entre as hidratações, use ampolas (hidratação intensiva): elas são práticas e dão um bom resultado.
Use sempre produtos específicos para cabelos tingidos e aplique leave-in nos cabelos úmidos para evitar os arrepiados. Shampoos tonalizantes também dão uma boa ajuda, eles não agridem os fios, dão brilho e ajudam reavivar a cor.
Veja essas dicas:
1. Hidratação de Verão que fortalece e restaura os fios
2. O melhor Leave-in para usar no Verão
3. Como recuperei meu cabelo destruído
4. Máscara para recuperar os fios dos estragos causados pelo sol
5. Hidratação de Linhaça: Brilho, Definição e Maciez
❤ Sigam meu Instagram aqui
E também nas Redes sociais abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não saia sem comentar. Gostaria de saber sua opnião para que eu possa melhorar as postagens e fazer um trabalho cada vez mais eficiente...