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quinta-feira, 14 de julho de 2016

Os Benefícios do Milho

Olá Meninos e Meninas!
Hoje eu passei na feira e quando me deparei com aquelas espigas lindas, não resisti e comprei, porque eu sou apaixonada por milho cozido desde pequena.
E nesse exato momento acabei de comer minha espiga cozida para que ele fique mais macio e acelerar o processo de cozimento. Daí eu resolvi pesquisar sobre os benefícios do milho em prol da saúde e são muitos que eu não imaginava, confira abaixo!
O Milho é considerado um dos alimentos mais nutritivos que existe, pois contém praticamente todos os aminoácidos. Ele também é um dos mais populares no mundo e constitui o alimento básico em muitos países.
Ele ajuda a regular o intestino e a prevenir a prisão de ventre porque é um alimento que tem fibras. O milho é uma leguminosa rica em carboidratos e que não tem glúten, por isso, pode ser consumido por quem tem doença celíaca.
O Milho não só fornece as calorias necessárias para o metabolismo saudável diariamente, mas é também uma rica fonte de vitaminas A, B, E e muitos minerais. O seu elevado teor em fibra assegura que ela desempenha um papel importante na prevenção de doenças digestivas tais como prisão de ventre e hemorroidas, bem como o cancro colo-retal. Os antioxidantes presentes no milho também atuam como agentes anti-cancerígenos e prevenem a doença de Alzheimer.
Os benefícios do milho para a saúde:
- Proteger as células;
- Reduzir os níveis de colesterol;
- Ajudar a controlar o açúcar no sangue;
-Ajudar a prevenir problemas cardíacos;
- Retardar o envelhecimento;
Aumento da função imune;
- Redução do Risco de Câncer;
Reparo do DNA e Proteção;
- Alívio da Doença Cardiovascular;
- Alívio da Hipertensão (Alta Pressão Sanguínea);
- Proteção de Alzheimer;
- Proteção contra a Osteoporose;
- Redução do Risco de Diabetes Tipo II;
- Redução da freqüência de enxaqueca;
- Alívio da Síndrome Pré-Menstrual (TPM);
- Prevenção de crises de epilepsia;
- Prevenção de Alopecia (Ponto calvície).
Como Consumir o Milho:
Pode ser utilizado de variadas formas:
Ao natural, em cereais matinais, mingaus, tortas, canjica, cuscuz, polenta, pamonha e pipoca. Existe ainda o óleo de milho que tem gorduras boas para o coração, como as gorduras polinsaturadas, mas que não podem ser aquecidas porque com o aumento da temperatura a gordura deixa de fazer bem ao coração.
A ingestão média diária é de 2.000 calorias/dia, o milho pode integrar uma refeição balanceada nesses níveis proporcionais de quantidade calórica diária.
Obs.:
O consumo em excesso pode predispor a formação de depósitos de gordura no nosso organismo. Por essa razão, não se recomenda uma ingestão que possa ultrapassar a quantidade de calorias médias que um indivíduo deve ingerir em um período de 24 horas. O ideal é que a pessoa consuma abaixo de 450 gramas por dia.
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