Olá Meninos e Meninas!
Os cuidados para ter com o cabelo no Inverno são:
1. Faça o tratamento de nutrição capilar com mais frequência.
Já que o outono tem um clima menos úmido do que o verão, vale fazer algumas alterações no seu cronograma capilar durante a estação. Para quem tem cabelo naturalmente mais seco, a nutrição capilar é o segredo para devolver óleos e nutrientes, suprindo uma das necessidades desse tipo de fio!
Assim como a reposição de água garante madeixas saudáveis, brilhosas e livres do ressecamento, a nutrição é ideal para combater o frizz excessivo não só de cabelos encaracolados, como também de todas as texturas.
2. Capriche na etapa de hidratação capilar.
Fazer a hidratação capilar é um dos melhores cuidados para evitar o cabelo ressecado no Inverno! Na estação com clima mais seco do que a anterior, o ressecamento pode atingir cabelos secos, mistos e oleosos, dos lisos aos crespos. É nesse ponto que entra o tratamento, que repõe água e vitaminas para minimizar a desidratação dos fios.
3. Lave o cabelo na frequência certa e com água fria ou morna.
Se você não tem uma rotina para lavar o cabelo, saiba que é preciso higienizar os fios nos dias certos para que eles fiquem saudáveis no Inverno! O ideal é lavar o cabelo liso, oleoso e misto dia sim, dia não para equilibrar a oleosidade do couro cabeludo. No caso de cabelos cacheados, crespos e quimicamente tratados, o espaçamento de pelo menos dois dias pode ser o suficiente para manter os fios cheios de saúde.
Além disso, é muito comum enxaguar os fios com água quente nesta estação por causa da temperatura baixa. Mas evite esse hábito, tá, diva? Prefira a água morna ou fria, já que a temperatura alta pode ressecar e deixar os fios opacos e quebradiços. Um truque é lavar o cabelo com água morna e, no último enxágue, higienizar com água fria para selar as cutículas e dar brilho.
4. Evite dormir com o cabelo molhado e outros maus hábitos para prevenir a queda.
A queda de cabelo acontece com maior frequência nas Estações mais frias do ano. Alguns maus hábitos podem potencializar ainda mais a queda, o que torna importante evitá-los e cuidar dos fios com carinho e atenção! Um deles é dormir com o cabelo molhado, que não só aumenta a queda, como também quebra os fios.
Outros hábitos que você já conhece são lavar o cabelo com água quente, que abre as cutículas e também resseca as madeixas, e higienizar com pouca frequência ou em excesso. Usar bonés, chapéus e outros itens que abafam o couro cabeludo também pode piorar a queda.
5. Aposte na reconstrução para reparar as agressões do clima seco.
Tanto para reparar os danos, quanto para reconstruir o cabelo seco e ressecado no Inverno, a reconstrução capilar é indispensável! Ela repõe proteínas e massa aos fios para dar força e resistência, o que repara e evita quebra, pontas duplas e aspereza. Para fazer, você só precisa investir em uma linha desenvolvida para fazer o tratamento.
6. Invista em um creme para pentear que ajuda no combate ao frizz.
Apesar de ser normal, o frizz pode incomodar mais ainda durante o Inverno pela falta de óleos no cabelo. Para driblar isso, o truque é caprichar em produtos que ajudem no controle do frizz, como um creme para pentear que tenha essa função. Para encontrar o melhor produto, escolha um que ajude a suprir a necessidade do seu cabelo, como hidratação, nutrição, reconstrução, com química, entre outros casos especiais.
7. Priorize a finalização natural do cabelo.
Como o clima seco do Inverno deixa os cabelos com menos umidade, é bom evitar o uso de ferramentas de calor. A temperatura alta dos aparelhos pode agravar ainda mais o ressecamento e o aspecto seco dos fios, especialmente se for um cabelo com química, como alisamento e descoloração.
Mas isso não quer dizer que você não deve usar chapinha, secador, babyliss ou difusor nas madeixas! A dica é reduzir e deixar para usar a ferramentas em ocasiões especiais, sempre com a aplicação de um creme para pentear com proteção térmica antes de expor os fios ao calor.