Olá Meninos e Meninas!
Uma das maiores reclamações da mulherada é que o cabelo não cresce, só que ele cresce sim, é o que você vai conferir no post de hoje!
O Ciclo do Crescimento Capilar
O crescimento do cabelo é cíclico, o que significa que ele nasce, cresce até determinado ponto, cai e dá lugar a um novo fio. Esse ciclo de crescimento completa-se entre 2 e 8 anos, isso varia de pessoa para pessoa, mas todo fio de cabelo passa por esse ciclo.
Além de ser cíclico, o crescimento dos cabelos se dá de forma descontinuada. Ou seja, cada fio do seu cabelo encontra-se em uma fase diferente de crescimento, o que significa que o tempo inteiro tem cabelo nascendo, crescendo e caindo.
As fases do cabelo:
Fase anágena ⇒ É a fase de crescimento, o fio do cabelo cresce entre 10 e 20 cm por ano. Esse crescimento é ininterrupto, possui velocidade constante e que varia muito pouco, então não tem como dizer que o seu cabelo não cresce.
A fase de crescimento varia de pessoa para pessoa, e depois dela o fio entra na fase de repouso, ou fase catágena.
Fase Catágena ⇒ Nessa fase, que dura cerca de 3 semanas, a matriz interrompe sua produção para, em seguida, os fios entrarem na fase de queda, ou telógena.
Fase Telógena ⇒ Que é onde encontram-se cerca de 19% dos fios do cabelo. Isso vale para qualquer cabelo, de qualquer tipo, e se você não está vendo o seu cabelo crescer, vamos para o próximo ponto.
Teste para ver o crescimento dos seus cabelos?
A gente já sabe que todo cabelo tem um ciclo de crescimento ininterrupto, então não existe isso de que o cabelo não cresce. Todo cabelo cresce, certo? Pra quem tiver dúvida, é só fazer um teste: pinte uma mecha do seu cabelo bem rente ao couro cabeludo, na parte de baixo, onde ninguém veja, e volte 30 dias depois com uma régua. Com certeza o espaço entre o couro cabeludo e o início da coloração estará maior.
Esse espaço é o tanto que o seu cabelo cresceu, e ele pode ser menor ou maior, isso depende de vários fatores. Vou citar uns exemplos bem comuns:
Fatores que Interferem no Crescimento Capilar
1. Qualquer fator que reduza a síntese de proteínas vai repercutir no crescimento do seu cabelo, porque cabelo cresce de dentro para fora.
2. Uma alimentação pobre em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras (insaturadas) interferem nos ciclos capilares. Aí vem a pergunta: como está sua alimentação? Porque sim, seu cabelo depende dela!
3. Os nossos hormônios interferem no crescimento capilar. Por isso, em algumas fases, como na gestação e na menopausa, existem alterações no crescimento, assim como em casos de doenças glandulares.
4. Inúmeros estudos relacionam a perda dos cabelos, que é quando o cabelo cai da raiz, com o estresse e problemas emocionais. Há quem defenda, inclusive, que esses mesmos fatores interfiram no crescimento do cabelo.
5. Muitos medicamentos, inclusive alguns de uso livre, desses que a gente toma no dia a dia, podem causar perda de cabelos e interferir no crescimento, sabia?
Quando o cabelo cresce, mas quebra!
Agora vamos para o mais importante: se o meu cabelo está crescendo, e eu não tô vendo isso, pra onde está indo?
Muito ou pouco, seu cabelo tá crescendo sim, e a gente vê pela raiz, só que está quebrando nas pontas, e é por isso que ele fica sempre do mesmo tamanho.
Sabe porque isso acontece? Porque o cabelo está fraco, porque a alimentação não está adequada, por algum distúrbio capilar ou pelo mais comum: as químicas capilares!
Toda química capilar, incluindo coloração, descoloração, alisamento, relaxamento e as diversas escovas, danifica o cabelo. Quanto mais você faz e menos cuida, pior o cabelo fica. E aí o cabelo vai quebrando, de pedacinho em pedacinho, o que te impede de ver que ele está crescendo.
Um cabelo danificado não aparenta crescimento. Na verdade ele cresce lá na raiz, mas a gente não nota mudança no comprimento porque ele quebra.
Ah, sim, a quebra é no comprimento e nas pontas. Quando cai da raiz não é quebra, é queda, que é bem diferente.
Assim como as químicas, todas as outras coisas que danifiquem os fios também podem levar a quebra dos fios, porque os danos vão se acumulando, o cabelo vai ficando fragilizado e acaba ocorrendo a ruptura do fio.
Por isso, além de todo o cuidado com as químicas que a gente faz e o com o intervalo entre elas, é preciso prestar atenção nas “coisas menores”. Quais coisas são essas? Excesso de secador, chapinha e babyliss sem proteção térmica, falta de proteção solar para os cabelos, já que os raios solares afetam profundamente os fios, etc...
O que fazer quando o Cabelo não Cresce?
O primeiro passo é verificar como está sua alimentação e sua saúde? Tudo certo? Então chegou a hora de cuidar dos cabelos!
Várias Dicas caseiras para cabelos prometem ajudar no crescimento. E elas são extremamente úteis para fortalecer os fios por fora, pra repor proteínas, lipídeos e outras substâncias que dão força aos fios, ajudam a combater a quebra e, isso refletirá no “crescimento”.
Confira a Dica que mais se encaixa à sua necessidade!
1. Bomba de Crescimento capilar
2. Tratamento para engrossas os cabelos
3. Como recuperar um cabelo detonado
4. Não corte, recupere na hora pontas secas e espigadas
5. Dica para ter um cabelão forte e sem quebras
6. Loção caseira Cresce cabelos e Desmaia fios
7. Bomba de Vitaminas para crescimento de cabelos fracos
8. Tônico 2 em 1 Cresce cabelo e Fortalecedor
9. Hidratação caseira Bomba de vitaminas para Crescimento e Fortalecimento
10. Faça isso e deixe seus cabelos mais grandes e mais fortes