Olá Meninos e Meninas!
Um belo dia a gente se olha no espelho e, não mais que de repente, enxerga aquele fio de cabelo branco. Não tem jeito, todas nós vamos passar por essa situação em algum momento. Assim como o nosso corpo, os fios também se transformam com o tempo, mas isso vai além do aparecimento dos cabelos brancos, sabia?
Os cabelos podem envelhecer de duas maneiras. A primeira é aquela em que os fios se desgastam naturalmente com a idade. Já a segunda é causada por agentes externos como a poluição, hábitos, como fumar e se expor ao sol, além de efeitos de tratamentos químicos.
O tricologista Adriano Almeida explica como acontece o envelhecimento natural dos cabelos: “por ordem cronológica, há um afinamento da haste (o próprio fio) e uma diminuição da densidade de cabelos no couro cabeludo. Nascemos com mais ou menos 600 fios por cm² e, se chegarmos aos 80 anos, teremos mais ou menos 300 fios por cm², ou seja, esse número cai pela metade”.
Quando o caso é o envelhecimento por fatores externos, os principais inimigos das mulheres são os tratamentos químicos e o sol, que aceleram o desgaste dos fios. “A exposição ao sol provoca fragilidade na haste capilar e os procedimentos químicos, se realizados com certa frequência, danificam completamente a saúde dos fios”, esclarece Adriano.
Linha do tempo do cabelo
Com o passar dos anos, os fios de cabelo mudam de aspecto e assumem características específicas conforme a idade. Com a ajuda do tricologista Adriano Almeida e da cabeleireira Jhessi Jacinto, saiba quais são essas diferenças e fique de olho nas dicas para cuidar das madeixas em cada fase.
20/30 anos - Nessa fase, a ação hormonal do corpo é mais intensa. Os cabelos são novos e têm naturalmente mais brilho, maciez e volume. Use e abuse de um bom shampoo e condicionador para seu tipo de cabelo e proteja seus fios da ação do sol.
40/50 anos - Devido ao declínio hormonal gerado pela menopausa, há uma diminuição de hidratação nos fios. Nesse momento, fazer uma hidratação a cada 15 dias é muito importante para prevenir a quebra do cabelo. Os fios brancos começam a surgir.
60/70 anos - Há uma redução natural da quantidade de cabelo. Os fios perdem o volume e têm tendência a ressecarem e a perderem brilho. A recomendação é usar produtos que possam repor os nutrientes capilares que foram perdidos ao longo dos anos.
Quais as consequências para os fios com o passar dos anos?
A produção de melanina diminui: por volta dos 30 anos, os melanócitos (produtores de melanina, a substância que dá cor aos fios), começam a trabalhar mais devagar. Neste caso, para resolver o problema dos cabelos brancos, apenas pintando. Para minimizar os danos, prefira tinturas com fórmulas livre de metais pesados e tóxicos como chumbo.
Os fios mudam de textura: com o tempo o cabelo fica poroso, com frizz e quebradiço, pois há nele menor quantidade de água, proteínas e lipídios. Para perder parte da queratina perdida, tratamentos de salão como cauterização e queratinização.
Há um desequilíbrio: a atividade das glândulas sebáceas no couro cabeludo diminui e ele acaba ficando menos elástico, mais seco e quebradiço. Alternar as lavagens é um bom jeito de preservar a defesa natural do couro.
Perda de densidade e volume: o bulbo capilar começa a ser menos irrigado, pois a microcirculação fica prejudicada e, por isso, o fio nasce cada vez mais fino.
Veja essas dicas também!
1. Receita que faz o cabelo crescer muito
2. Coquetel para um crescimento rápido
3. Isso dobra o crescimento e o volume
4. 3 em 1: Crescimento, Ressecamento e Frizz
5. Segredo revelado para ter um cabelão