Olá Meninos e Meninas!
Mesmo tomando todos os cuidados necessários, muitas mulheres percebem que os cabelos não crescem como deveriam. Em alguns casos, há dificuldades em fazer as madeixas curtas ficarem compridas. Em outros, elas se desenvolvem em velocidade reduzida ou ficam opacas e sem vida.
Os fios de cabelo crescem, em média, um centímetro ao mês. Mas este avanço pode estar associado a uma série de fatores – da genética a alterações hormonais – que comprometem o processo e influenciam diretamente no nascimento de novos fios saudáveis.
Apesar da dedicação e dos cuidados específicos, muitas vezes o problema está associado à deficiência nutricional, e por isso é necessário mudar alguns hábitos no dia a dia. Veja a seguir!
1- Deficiência nutricional
A falta de nutrientes afeta a estrutura capilar. A deficiência de ferro, zinco e cobre pode causar queda de fios, além de deixá-los mais finos e quebradiços.
O que fazer: Faça exames periódicos. É muito importante!
2- Falta de atividade física
Praticar atividades físicas elimina as toxinas do nosso corpo, o que é essencial. Isso permite que nosso organismo funcione adequadamente, diminuindo o risco de doenças. O que facilita especialmente a síntese de proteínas e de outros elementos fundamentais para nossa saúde. Dessa forma com tudo correndo bem, há uma influencia positiva, favorecendo assim, o crescimento capilar.
O que fazer: Escolha a atividade que mais te agrade e comece já!
3- Predisposição genética
Essa não é uma notícia muito agradável, mas são as determinantes genéticas que influem sobre a textura, cor, curvatura, densidade e o crescimento dos cabelos. Se na sua família, por exemplo, as pessoas têm cabelos muitos finos, que quebram facilmente, o seu, provavelmente será assim também
O que fazer: Ainda bem que, atualmente, já existem medicamentos adequados para esse caso, que deixam os cabelos mais resistentes e volumosos. Para tudo há uma solução!
4- Hormônios
A textura dos cabelos está ligada diretamente a questões hormonais. As alterações hormonais (falta ou diminuição) prejudicam a qualidade e a quantidade de cabelo.
Se você, alguma vez, deixou de tomar anticoncepcional, deve ter percebido que seus fios começaram a cair e houve redução no crescimento capilar.
O que fazer: Uma boa maneira de aumentar os níveis de estrogênio é ter uma dieta rica em fontes vegetais de fitoestrógeno (substâncias que atuam de forma similar aos hormônios ) que podem ser encontrados em nozes, sementes e em frutos ricos em flavonoides (, como framboesas, amoras e romãs.
Também é bom comer fontes de proteína vegetal, como produtos que contenham soja. Então, consulte regularmente um médico.
5- Infecção por fungos.
Algumas atitudes favorecem a infecção por fungos. Eles infectam o couro cabelo fazendo com que os fios quebrem na superfície do couro e se desprendam em escamas. Consequentemente impedindo o crescimento capilar. Vamos evitá-las!
6- Envelhecimento
Nossos cabelos ficam mais secos à medida que envelhecemos. As células de pigmentação param de produzir melanina e o aparecimento dos cabelos cinzentos é inevitável. E, a partir desse fator, as tinturas entram em ação com mais frequência e os resultados já conhecemos, não é?
7- Efeitos colaterais por consumo de drogas
Meninas, drogas, nesse caso, são os medicamentos que usamos que contêm lítio (varfarina, anfetaminas e levodopa). Além disso, os tratamentos quimioterápicos contra o câncer também afetam o crescimento capilar.
8-Falta de proteína
Se você não receber proteína suficiente em sua dieta, seu corpo pode racionalizar a proteína ao fechar o crescimento do cabelo, de acordo com a American Academy of Dermatology. “Isso pode acontecer cerca de dois a três meses após uma queda na ingestão de proteína”, eles dizem.
O que fazer: existem muitas excelentes fontes de proteínas , incluindo peixes, carne e ovos. Basta aproveitar a variedade e montar um cardápio bem saboroso para incluir mais proteína á sua alimentação.
9-Excesso de vitamina A
Excesso de suplementos ou medicamentos contendo vitamina A podem desencadear a perda de cabelo, de acordo com a American Academy of Dermatology.
O valor diário para a vitamina A é de 5.000 unidades internacionais (UI) por dia para adultos e crianças com mais de 4 anos; Os suplementos podem conter 2.500 a 10.000 UI.
O que fazer: esta é uma causa reversível de perda de cabelo e uma vez que o excesso de vitamina A é interrompido, o crescimento capilar deve ocorrer normalmente.
10-Anemia
Quase uma em cada 10 mulheres de 20 a 49 anos sofre de anemia devido a uma deficiência de ferro (o tipo mais comum de anemia), que é uma causa fácil de corrigir a perda de cabelo.
o que fazer: O médico terá que fazer um exame de sangue para determinar se você tem esse tipo de anemia.
11- Oleosidade excessiva
A produção de óleo é natural e necessária, mas o excesso pode causar inflamação no couro cabeludo e, com isso, a queda dos cabelos. Para diminuir essa oleosidade, evite lavar as madeixas com água quente e friccionar muito o couro cabeludo.
A produção de óleo é natural e necessária, mas o excesso pode causar inflamação no couro cabeludo e, com isso, a queda dos cabelos. Para diminuir essa oleosidade, evite lavar as madeixas com água quente e friccionar muito o couro cabeludo.
12-Processos químicos
Tinturas e alisamentos podem danificar a estrutura capilar e provocar a queda e a quebra dos fios. Para preservar os cabelos e reparar danos, faça periodicamente tratamentos como hidratações e procedimentos de reconstrução, antes e depois destes procedimentos. O mesmo vale para quem faz uso frequente da chapinha ou secador; neste caso, é preciso também utilizar um protetor térmico antes da utilização.
13-Perda de peso dramática
A perda súbita de peso é uma forma de trauma físico que pode resultar em queda de cabelo. Isso pode acontecer, mesmo que a perda de peso seja útil para você.
É possível que a perda de peso em si já seja estressante para o seu corpo ou que o não comer direito pode resultar em deficiências de vitaminas ou minerais.
O que fazer: A perda súbita de peso parece chocar o sistema e você terá um período de perda de cabelo de seis meses e então ele se corrigirá.
14-Síndrome dos ovários policísticos
14-Síndrome dos ovários policísticos
A síndrome dos ovários policísticos ( PCOS ) é outro desequilíbrio nos hormônios sexuais masculinos e femininos. Um excesso de andrógenos pode levar a cistos ovarianos, ganho de peso, maior risco de diabetes, alterações no período menstrual, infertilidade , bem como desgaste do cabelo.
Como os hormônios masculinos estão sobressaindo na PCOS, as mulheres também podem apresentar mais cabelo no rosto e no corpo.
O que fazer: o tratamento de PCOS pode corrigir o desequilíbrio hormonal e ajudar a reverter algumas dessas mudanças. Os tratamentos incluem dieta, exercício e potencialmente pílulas anticoncepcionais, bem como tratamento específico para tratar a infertilidade ou risco de diabetes.
15- Aplicação de Condicionador na raiz
Aposto que você já ouviu falar que o condicionador deve ser aplicado só na metade dos cabelos para baixo ou, melhor ainda, só nas pontas. Mas e quando você tá lá de bobeira no banho e, empolgada com a deliciosa sensação que é passar o condicionador ou por sentir que perto da raiz está mais ressecado, acaba espalhando pelo cabelo todo. Quem nunca?
Esse condicionar pode se acumular e criar sebo na raiz, atuando como uma capa protetora que dificulta o processo de crescimento e que impede que os nutrientes dos produtos aplicados cheguem à raiz do cabelo.
16- Uso Excessivo de Chapéus e Bonés
Deixe a raiz de seu couro cabeludo respirar!
O uso excessivo de chapéus e bonés abafa o couro cabeludo, o que deixa o cabelo oleoso e entope os poros. Essa oleosidade age como se fosse uma barreira na raiz e tem o mesmo efeito que o acúmulo de sebo. Além disso, pode facilitar o surgimento de fungos, que descama o couro cabeludo e dificulta o crescimento dos fios.
17-Usar somente os cabelos presos
Usar cabelos presos não vai ajudar no crescimento dos fios. Aliás, pode atrapalhar, levando em conta que com a pressão do elástico os fios podem se arrebentar e ficar mais fracos. Além disso, deixar eles sempre presos terá o mesmo efeito do uso de chapéus e bonés: irá abafar o couro cabeludo e facilitará o acúmulo de oleosidade. E é bem isso que a gente não quer né?
18-Lavar os cabelos com muita frequência
Nem oleoso e nem ressecado. Um cabelo para crescer bonito e saudável precisa estar sempre equilibrado.
Lavar o cabelo várias vezes por semana deixará os fios enfraquecidos e com tendência a queda. O hábito também resultará em um couro cabeludo sempre úmido, o que não é ideal.
No máximo, lave os fios um dia sim e o outro não. Caso esteja tendo problemas de oleosidade excessiva, aplique uma vez por semana argila verde no couro cabeludo. Isso mesmo, argila nos cabelos!
19- Estresse é um inimigo poderoso
O estresse atrapalha diferentes áreas da saúde, psicológico e físico. “A perda dos fios pode ocorrer logo ou até três meses após um episódio estressante”. A queda acontece porque o corpo precisa se recuperar do ocorrido e acaba estimulando partes do organismo, fazendo com que os fios parem de crescer ou comecem a cair.
Veja essas dicas que auxiliam no crescimento capilar
1. Atenção! Importante para o cabelo crescer mais rápido
2. Cresce muito! Sua fama se espalhou
3. Chá em cubos para Crescimento capilar e Emagrecimento
4. Tônico vitaminado que acelera o crescimento capilar e combate a queda
5. Segredo de Vó para o cabelo crescer mais rápido
❤ Sigam meu Instagram aqui
E também nas Redes sociais abaixo: